terça-feira, 10 de abril de 2012

Rede Convergir - Portugal orientado para a Sustentabilidade - No Mapa

http://redeconvergir.net/

A rede CONVERGIR é uma iniciativa que pretende mapear projectos inspiradores que contribuam para uma convergência global da sociedade em direcção ao equilíbrio da Sustentabilidade.
Porquê?
É um juntar de esforços de pessoas que pretendem contribuir para dois objectivos:
- dar a conhecer, às pessoas que já estão envolvidas, o movimento silencioso que tem vindo a acontecer em Portugal de inúmeras iniciativas e projectos de diversas identidades, no sentido de criar uma rede de cooperação.
- integrar novas pessoas que se sintam motivadas a contribuir para uma convergência global e que, para isso, precisem de conhecer iniciativas e projectos concretos a acontecer ao seu redor.
Como?
O mapeamento de projectos é feito através do preenchimento e envio de um inquérito on-line, projectos esses que ficarão georreferenciados num mapa.
As actividades e iniciativas aparecerão num calendário comum também através do preenchimento de um inquérito on-line.
Quais os projectos e iniciativas que estão na rede?
A rede CONVERGIR integra projectos cuja actividade procure contribuir para um maior equilíbrio, diversidade e interdependência dos indivíduos, promovendo uma maior harmonia entre os seres humanos (e suas gerações) e entre estes e o seu meio ambiente.
Quais os Princípios da iniciativa?
Cooperação – o contributo de cada pessoa objectiva o bem comum e promove as relações baseadas na colaboração entre indivíduos e projectos.

Transparência – desde o seu início a ideia foi partilhada, integrando o contributo de quem dela teve conhecimento e assim entendeu por bem fazer. Os seus resultados são de acesso comum.
Auto-regulação e organização – a informação de entrada é gerida por um grupo de voluntários que é rotativo consoante as dinâmicas de motivações e desmotivações pessoais.

Abrangência e proximidade geográfica – o projecto procura ter colaboradoras/es que cubram a generalidade do território de Portugal e estejam próximos dos projectos.

Sem comentários: